quinta-feira, 31 de outubro de 2013

GDF e Empresas Públicas são premiadas pelo movimento “Limpa Brasil”




Entrega de placas em homenagem às ações de sustentabilidade ocorreu hoje durante abertura oficial do movimento em Brasília


O Governo do Distrito Federal e as Empresas Públicas BRB e Caesb foram homenageados pelo movimento "Limpa Brasil, Let's Do It!", na manhã de hoje, com placas de agradecimento pelas ações de sustentabilidade para o desenvolvimento do Distrito Federal. A premiação ocorreu durante a abertura oficial do evento, no Parque Olhos D'água, na Asa Norte.

"É um gesto de reconhecimento pelo Distrito Federal, que se importa com a reciclagem. E para Brasília, uma cidade moderna, é importante que se construa um conceito de sustentabilidade que se reflita no Brasil", destacou o governador em exercício, Tadeu Filippelli.

O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Brandão, lembrou que o governo tem concentrado esforços para realizar ações que contribuam com o desenvolvimento que protejam os recursos ambientais.

"Nós iniciamos nesta semana as obras do nosso aterro sanitário, que atende às normas ambientais, firmamos um convênio com o BNDS para a construção de 12 galpões para reciclagem e estamos trabalhando para a licitação da coleta seletiva, que ocorrerá em todo o Distrito Federal", afirmou.

A ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, também agraciada com uma placa durante o evento, lembrou as potencialidades de Brasília para as políticas de Meio Ambiente, e anunciou um convite para que a Capital Federal lance um projeto nacional chamado "Brasil, Tá Limpo".

"Se Brasília é a capital que conseguiu conscientizar os motoristas a respeitarem os pedestres na faixa, ela também conseguirá ser capaz de conscientizar os brasilienses para reciclarem o lixo", defendeu.

Segundo a ministra, Brasília é um exemplo quando se trata de recursos hídricos e referencia em áreas verdes no perímetro urbano.

"Nós apoiamos que Brasília sedie o encontro mundial das águas, em 2018, que é a maior conferência de água do mundo", completou a ministra.

DADOS - Segundo o balanço do movimento Limpa Brasil, o País produz aproximadamente 240 toneladas de lixo diariamente, sendo o DF responsável por 16 toneladas deste total.

Apenas 2% do lixo é reciclado, e, atualmente, 95% dos lixões estão a céu aberto.

A iniciativa, realizada em Brasília pela primeira em 2012, conseguiu recolher 59 toneladas no ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário