segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Portaria institui Grupo de Trabalho para Ecocamping de Brasília

Portaria institui Grupo de Trabalho para Ecocamping de Brasília
Projeto irá integrar o Programa de Hospedagem Alternativa do DF na Copa do Mundo de 2014
Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (22) a Portaria Conjunta nº 15/2013, que institui Grupo de Trabalho para a aprovação, elaboração e desenvolvimento de projeto para a construção do Ecocamping de Brasília no Parque das Aves, próximo ao Zoológico.
"É mais um passo que nos aproxima da consolidação desse grande projeto que irá diversificar a hospedagem alternativa do Distrito Federal. A partir de agora, estamos com o cronômetro ligado para receber mais esse equipamento, que deverá atender já na Copa do Mundo de 2014", disse o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.
De acordo com a Portaria, o Grupo terá um representante titular e um suplente das Secretarias de Turismo (Setur) e do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos do Distrito Federal (SEMARH), do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Brasília Ambiental (Ibram), Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metro) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).
"A equipe será composta por pessoas diretamente ligadas a todas as etapas do processo a fim de pensar soluções e buscar as melhores alternativas para o conforto daqueles que irão usufruir desse espaço. De toda forma, por se tratar de um parque ecológico, toda a normativa será feita de acordo com as determinações do Ibram. A palavra de ordem nesse projeto é sustentabilidade e respeito ao meio ambiente", afirmou a subsecretária de Infraestrutura Turística, Dominique Cortês de Lima.
O texto publicado no Diário Oficial também estabelece que o Grupo terá um ano para supervisionar a implantação dos equipamentos, concluir os trabalhos e apresentar resultados, sob a coordenação da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, responsável pelo Termo de Referência.
O Ecocamping está inserido no Programa de Hospedagem Alternativa do DF, desenvolvido pela Setur-DF por meio de Acordo de Cooperação Técnica Internacional com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultural (Unesco).
Até a Copa do Mundo, será construída área de camping com capacidade para 150 equipamentos – barracas e motorhomes– e áreas de apoio, como banheiro, pontos de energia e água, recepção, administração, estacionamento e outros.
O Termo de Referência prevê a posterior ampliação de capacidade para 300 equipamentos, ou seja, 50% a mais do que o previsto na primeira fase, assim como espaço comunitário.
"O projeto executivo será desenhado por uma empresa escolhida por meio de licitação, que já está em andamento. No ato da entrega ou no decorrer da implementação, o Grupo de Trabalho poderá fazer adequações caso julgue necessário ou surjam novas ideias", ressaltou a subsecretária.
Os órgãos envolvidos têm até o dia 27 de agosto para indicar os representantes que irão compor o Grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário