segunda-feira, 15 de julho de 2013

Brasília vai em busca da Universiade 2019




Secretários de Turismo e Esportes acompanham, na Rússia, o evento deste ano

A Capital Federal está no páreo para receber a Universiade, o terceiro maior evento esportivo do mundo. Para reforçar a candidatura, representantes do Governo do Distrito Federal viajaram para Kasan, na Rússia, a fim de acompanhar, de perto, a movimentação da edição 2013 do evento.

"É um acontecimento que traz um legado importante, principalmente para a Universidade de Brasília por deixar a estrutura esportiva", explicou o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves. "Já temos espaços muito bons, construídos para a ocasião da Copa das Confederações e na expectativa da Copa do Mundo e, com este evento, poderemos alcançar todas as modalidades do esporte. Além disso, a Universiade não despende tanto dinheiro como a Olimpíada", ressaltou.

Brasília concorre com as cidades do Azerbaijão (Baku), Hungria (Budapeste), Rússia (Krasnoyarsk) e Suíça (Valais). Resultado será divulgado no dia 9 de novembro.

O GDF integra o programa oficial de observados da FISU. Além de Luis Otávio, o secretário de Esporte, Julio Ribeiro, a subsecretária de Fomento a Eventos Estratégicos da Setur-DF, Flávia Malkine, e outros agentes não-governamentais viajaram para a cidade russa para compreender melhor a logística, estrutura e público do evento.

"Hoje já podemos experimentar, in loco, os serviços de recepção e hospitalidade no aeroporto, dedicado a atletas e delegações e imprensa. O programa de voluntários foi percebido desde moscou, com equipes dentro da área restrita, priorizando atendimento e imigração para participantes do evento", contou a subsecretária.

Os secretários de Turismo e Esporte conversaram com diversas equipes de voluntários, que em sua maioria fala apenas inglês como língua estrangeira. Nessa mesma linha, os representantes do GDF se reunirão com coordenador de voluntários na terça feira (9), a fim de ter mais informações sobre a formação e preparação do grupo.

A abertura oficial da Universiade 2013 será amanhã, com hasteamento das bandeiras de todos os países participantes, na vila olímpica, às 10h. A cerimônia de abertura terá a presença do presidente da República da Rússia, Vladimir Putin, do governador da República do Tartaristao, Rustam Minnehanov. A delegação brasileira tem 358 pessoas entre atletas e equipe técnica.

Universíade – Organizada pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), a Universíade reúne, a cada edição, cerca de 12 mil atletas universitários, entre 17 e 28 anos, de mais de 100 países. Os jogos acontecem desde 1923 e só foram sediados na América Latina em 1063.

Nenhum comentário:

Postar um comentário