terça-feira, 9 de abril de 2013

Brasília lança portal para a Copa do Mundo


O governador Agnelo Queiroz apresentou, nesta segunda-feira (8), o Portal Brasília na Copa. Site traz informações sobre a cidade e a preparação para os megaeventos


Brasília, 8 de abril de 2013 – A população e a imprensa contam, a partir de agora, com mais uma fonte de informações sobre a capital do país e a preparação para a Copa das Confederações da FIFA 2013 e a Copa do Mundo da FIFA 2014. O governador Agnelo Queiroz lançou, nesta segunda-feira (8), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, o Portal Brasília na Copa. O site já está disponível ao público e pode ser acessado no endereço eletrônico www.copa2014.df.gov.br.

A página foi produzida pela Coordenadoria de Comunicação para a Copa (ComCopa) e contou com a participação de diversos secretários de Estado. Além de notícias e serviços relacionados à Ecoarena e aos preparativos para os Mundiais, o site traz informações sobre a capital e o legado dos eventos, com conteúdos em inglês e espanhol.

Brasília receberá, em 15 de junho, a partida entre Brasil e Japão pela abertura da Copa das Confederações, e sediará o número máximo de jogos da Copa do Mundo – sete ao todo. O governador garantiu que o palco dos torneios será inaugurado em 21 de abril, data em que a capital completará 53 anos. “Essa arena sustentável e multiuso será um instrumento de desenvolvimento socioeconômico, que vai atrair eventos nacionais e internacionais para Brasília e gerar oportunidades”, ressaltou Agnelo Queiroz.

As obras estão 95% concluídas. O cronograma para instalação das 71 mil cadeiras obedece um ritmo de 3 mil por dia. Segundo o secretário Extraordinário da Copa 2014, Claudio Monteiro, a colocação do gramado começará em 18 de abril. “A grama terá um tempo de maturação de 30 dias até os eventos-teste para a Copa das Confederações: a final do Campeonato Brasiliense, em 18 de maio, e a abertura do Brasileirão, entre Santos e Flamengo, em 25 de maio”, afirmou.

Legado – O objetivo estratégico dos megaeventos, de acordo com o governador, é a promoção do desenvolvimento socioeconômico do Distrito Federal. Agnelo Queiroz destacou os investimentos em áreas como Mobilidade Urbana, Saúde, Infraestrutura e Qualificação. “A realização da Copa do Mundo em Brasília potencializou o crescimento do DF, com grandes investimentos em curto prazo”, avaliou.

Além do potencial de centro esportivo, cultural e comercial do estádio – que possibilitará a atração de eventos nacionais e internacionais para a cidade –, vários projetos estão sendo executados para melhorar a qualidade de vida da população.  Na área de Transporte, o governador citou a implantação do Bus Rapid Transit (BRT), que ligará regiões do DF ao Plano Piloto, e a licitação de 3 mil novos ônibus. “Vamos proporcionar um transporte público rápido, confortável e eficiente”, garantiu.

As melhorias na Companhia Energética de Brasília, com investimentos de R$ 360 milhões, também foram destacadas. Um dos principais projetos, a Subestação Estádio Nacional, vai abastecer não apenas a arena, mas também reforçar o atendimento nos setores centrais da cidade. “Dos 30 cabos alimentadores, somente dois irão para o estádio. Os outros 28 fornecerão energia para a população”, assegurou o governador.

Ainda na área de transporte, Agnelo lembrou a ampliação do metrô e a  pavimentação das principais vias por meio do programa Asfalto Novo. Já na área de Saúde, adiantou que será construído um hospital de trauma ao lado do Hospital de Base de Brasília.

Portal Brasília na Copa –  O lançamento do site foi acompanhado por jornalistas da Associação Brasiliense de Correspondentes Internacionais e  imprensa local.  “O Portal Brasília na Copa é uma plataforma feita principalmente para vocês, jornalistas, pois reúne dados de todas as áreas envolvidas nos projetos para a Copa do Mundo. Além disso, disponibiliza informações sobre transparência, com o acompanhamento da obra e os investimentos”, explicou a coordenadora-chefe da ComCopa, Samanta Sallum.

Também participaram do evento de lançamento os secretários de Turismo, Luis Otávio Neves; de Transporte, José Walter Vázquez; de Governo, Gustavo Ponce; de Planejamento e Orçamento, Luiz Paulo Barreto; e de Transparência e Controle, Vânia Lúcia Ribeiro; o presidente da Terracap, Antonio Carlos Lins; e a diretora de Obras Especiais da Novacap, Maruska Lima, entre outras autoridades e convidados.

Portal Brasília na Copa

Nenhum comentário:

Postar um comentário